Existem três graus de flacidez dos braços e, por isso, o tratamento varia conforme o grau.
GRAU I
Este grau de flacidez, por ser ainda muito leve, pode ser tratado apenas com tratamentos, como o Ultraformer III e bioestimuladores em simultâneo para reforçar a elasticidade da pele. O tratamento consiste na aplicação de ondas macro focadas que estimulam a produção de colagénio fazendo com que a pele recupere a sua firmeza natural.
Cada sessão demora aproximadamente 1 hora e podem ser necessárias 4 a 6 sessões com intervalos de 1 mês entre elas. O efeito tensor melhora gradualmente até alcançar o seu ponto máximo 3 meses após o tratamento.
GRAU II
Nestes casos, até existe um bom nível de firmeza, mas devido ao excesso de gordura a pele descai e os antebraços adquirem a forma de um pêndulo. Nestas situações, sem deixar cicatrizes, podemos remover a gordura em excesso realizando uma lipoaspiração. Após a cirurgia a pele retrai, mas podem ser realizadas algumas sessões de UltraFormer III para melhorar ainda mais a firmeza da pele, ou mesmo remover a pele em excesso.
GRAU III
Nestes casos, o excesso de flacidez cutânea está associado a um excesso de gordura. A gordura será retirada com uma lipoaspiração, mas a pele em excesso tem de ser removida com uma braquioplastia.
A braquioplastia consiste numa incisão que vai desde a axila ao cotovelo para retirar todo o excesso de pele flácida e gordura localizada. Por isso, aconselha-se esta intervenção apenas em situações muito extremas, dado que a cirurgia deixa uma cicatriz longitudinal na face interna do braço que é difícil de esconder. Estas cicatrizes vão atenuando com o tempo tornando-se cada vez mais subtis, mas nunca desaparecem na totalidade.
Na braquioplastia, para além de se remover o excesso de gordura e pele nos braços, remove-se também gordura da axila que fica visível fora do sutiã ou da roupa.
A braquioplastia demora aproximadamente 2 horas e é realizada sob anestesia geral. Esta cirurgia não necessita de internamento e a recuperação demora entre 1 a 2 semanas, tempo após o qual os pontos serão removidos.
Imediatamente após a cirurgia são colocadas umas mangas elásticas compressivas que deverão ser usadas por um período de 20 a 30 dias. Durante os primeiros dias poderá ter algum desconforto que será tratado com analgésicos, drenagem local, massagem das cicatrizes e compressão elástica. As cicatrizes tornam-se significativamente menos visíveis após 1 ano.
Poderá retomar o trabalho após sete dias, desde que a atividade laboral não exija esforços físicos. Nos casos em que o trabalho requer a realização de esforços com os braços, só poderá voltar às atividades normais após um mês.
Como em todas as cirurgias, antes da realização de uma Braquioplastia, é necessário realizar exames para detetar qualquer situação que possa impedir a cirurgia.