Existem pelo menos quatro tipos de cirurgias íntimas femininas, sendo cada uma delas destinada à correção de um aspeto diferente. As cirurgias íntimas femininas são:
Labioplastia, Ninfoplastia ou Plastia dos Pequenos Lábios
A hipertrofia dos lábios vaginais é caracterizada pelo crescimento anormal dos pequenos lábios, fazendo com que estes ultrapassem os grandes lábios, causando desconforto durante o ato sexual ou mesmo ao vestir certas roupas ou praticar desporto. Embora não seja considerado um problema de saúde, pode causar muito incómodo e danos à saúde mental da paciente que, por vezes, desenvolve complexos devido ao aspeto da sua vulva.
Esta cirurgia, que é a cirurgia mais frequente dentro da cirurgia íntima feminina, consiste na redução dos pequenos lábios, também chamados ninfas, e daí o termo ninfoplastia. A cirurgia consiste na retirada de excesso de pele dos lábios e do capuz do clitóris, caso seja necessário. É uma cirurgia simples que dura aproximadamente uma hora e é realizada com sedação ou anestesia local.
Labioplastia ou Plastia dos Grandes Lábios
Tal como no caso da hipertrofia dos pequenos lábios vaginais, quando os grandes lábios têm um tamanho exagerado, além do efeito estético indesejado, pode verificar-se incómodo a nível físico e emocional. Assim, como no caso da correção do volume dos pequenos lábios, a cirurgia é igualmente simples e rápida, e consiste na retirada de excesso de pele com sedação ou anestesia local.
Já em casos de pacientes que tenham os grandes lábios pouco desenvolvidos, é possível aumentar o seu volume através da injeção de gordura do próprio paciente. Ou seja, faz-se uma pequena lipoescultura dos lábios, na qual se retira gordura de outra zona do corpo para que, depois de devidamente tratada, possa ser aplicada nos grandes lábios de forma a modelá-los.
Redução do Monte de vénus
Em certos casos verifica-se um aumento de volume da região púbica devido ao acúmulo de gordura nessa zona que não diminui com a perda de peso. Nestes casos, a solução passa por uma mini lipoaspiração. Este é um procedimento bastante simples e pode ser realizado sob anestesia local.
Colporrafia, Vaginoplastia ou Rejuvenescimento Vaginal
O aumento da flacidez e alargamento do canal vaginal e consequente diminuição da sensibilidade das paredes vaginais é um problema muito comum, principalmente em casos de pacientes que tiveram partos múltiplos ou partos muito prolongados. Estas alterações provocam incómodo e, em muitos casos, complexos que comprometem o bem estar e a saúde mental da mulher.
A Colporrafia, vaginoplastia ou rejuvenescimento vaginal, é a cirurgia destinada a promover o efeito de estreitamento da vagina. Ou seja, através desta cirurgia é possível reposicionar os músculos vaginais conferindo mais firmeza ao canal e corrigindo possíveis irregularidades das paredes vaginais. A cirurgia é relativamente simples e demora cerca de 1 hora e meia a ser realizada.
Todos estes procedimentos cirúrgicos tratam alterações estéticas e funcionais da vulva e vagina preservando a sensibilidade local. As cirurgias são realizadas em ambulatório sob anestesia local ou sedação e sem necessidade de internamento já que são procedimentos simples e de rápida recuperação.
No caso da Labioplastia, seja nos grandes lábios ou pequenos lábios, as recomendações são simples: repouso e desinfeção local nas primeiras 48 horas. As roupas não devem ser justas e deve abster-se de relações sexuais durante o primeiro mês após a cirurgia. Os pontos são absorvíveis pelo próprio corpo.
No caso da redução do Monte de Vénus a paciente sai com uma cinta compressora que deverá ser utilizada por, pelo menos, um mês. Em alguns casos, pode ser necessário realizar algumas sessões de drenagem. No geral as recomendações resumem-se a repouso e desinfecção local.
Já no caso da Vaginoplastia, a paciente precisa de ficar em repouso e desinfetar o local durante, pelo menos, cinco dias. As suturas são feitas com fios absorvíveis e, por isso, caem espontaneamente poucos dias após a cirurgia. Um mês após a cirurgia, a vagina já estará suficientemente cicatrizada e, portanto, poderá retomar a atividade sexual. As cicatrizes são praticamente impercetíveis.