A Criolipólise é um tratamento estético bastante simples e indolor, mas precisa de ser realizado por um profissional qualificado e com experiência. Sendo assim, o primeiro passo consiste na aplicação de um gel protetor na pele de forma a evitar qualquer incómodo ou queimadura. Após a preparação, a terapeuta posiciona o equipamento com uma película protetora na zona a ser tratada. Neste momento o equipamento é acionado e começa a sugar a pele para iniciar o processo de congelamento das células adiposas. A zona de tratamento será arrefecida até aos 10ºC negativos durante cerca de 1 hora, tempo necessário para que as células de gordura sejam congeladas. Após o congelamento, estas células rompem-se e são eliminadas naturalmente pelo sistema linfático.
Após o tratamento com a Criolipólise, indica-se realizar também uma sessão de drenagem local para otimizar o processo de eliminação de gordura e obter resultados mais satisfatórios e rápidos. Também pode associar outros tipos de tratamentos para a melhoria de outros aspetos, como o Velashape III para tratar a flacidez local. No entanto, não é necessário associar mais nenhum outro tipo de procedimento estético para a queima de gordura ao protocolo da Criolipólise já que a eficácia do tratamento de forma isolada está cientificamente provada.
Os resultados do tratamento com a Criolipólise começam a surgir progressivamente cerca de quinze dias após a sua realização, sendo que os resultados finais são visíveis cerca de oito semanas depois, dependendo de cada organismo. Após este período deve regressar à clínica para avaliar os resultados e definir se serão necessárias mais sessões. Por norma, são necessárias duas ou três sessões com intervalo de dois meses para resultados realmente satisfatórios.
O procedimento não é invasivo, e, por isso, não requer nenhum tipo de anestesia ou cuidados pós tratamento. É apenas necessário ter cuidados alimentares e realizar atividade física para manter os resultados do tratamento e evitar que se volte a acumular gordura na zona tratada.