Criolipólise:
o tratamento que
elimina a gordura
localizada de forma
não invasiva

Saiba mais sobre
esse procedimento

490

A gordura localizada consiste no acúmulo de tecido adiposo - ou seja, tecido de gordura - em zonas específicas do corpo. Isto pode ocorrer em pessoas de diversas idades, porte físico e género. E, em muitos casos, independemente se a pessoa tem hábitos saudáveis ou não, porque a gordura localizada está relacionada a fatores genéticos. Ou seja, o organismo tem uma predisposição para concentrar gordura em zonas específicas do corpo. Portanto, mesmo com hábitos saudáveis e exercício físico, se tiver esta predisposição, a gordura não será distribuída uniformemente pelo corpo todo, acumulando-se apenas em zonas específicas. A questão é que o excesso de gordura localizada em determinadas zonas do corpo pode causar problemas de saúde e ter impactos negativos na autoestima.

A Criolipólise consiste num tratamento estético capaz de eliminar a gordura localizada em várias partes do corpo, como no abdómen, flancos, interior das coxas, costas e pernas. Esta técnica é baseada na intolerância das células de gordura a baixas temperaturas. Isto significa que o equipamento destrói as células de gordura através do congelamento das mesmas, que, posteriormente, são eliminadas naturalmente pelo organismo.

Tratamento - Criolipólise

A Criolipólise é um tratamento estético bastante simples e indolor, mas precisa de ser realizado por um profissional qualificado e com experiência. Sendo assim, o primeiro passo consiste na aplicação de um gel protetor na pele de forma a evitar qualquer incómodo ou queimadura.  Após a preparação, a terapeuta posiciona o equipamento com uma película protetora na zona a ser tratada. Neste momento o equipamento é acionado e começa a sugar a pele para iniciar o processo de congelamento das células adiposas. A zona de tratamento será arrefecida até aos 10ºC negativos durante cerca de 1 hora, tempo necessário para que as células de gordura sejam congeladas. Após o congelamento, estas células rompem-se e são eliminadas naturalmente pelo sistema linfático.

Criolipólise: O que mais precisa de saber sobre o procedimento

Após o tratamento com a Criolipólise, indica-se realizar também uma sessão de drenagem local para otimizar o processo de eliminação de gordura e obter resultados mais satisfatórios e rápidos. Também pode associar outros tipos de tratamentos para a melhoria de outros aspetos, como o Velashape III para tratar a flacidez local. No entanto, não é necessário associar mais nenhum outro tipo de procedimento estético para a queima de gordura ao protocolo da Criolipólise já que a eficácia do tratamento de forma isolada está cientificamente provada. 

Os resultados do tratamento com a Criolipólise começam a surgir progressivamente cerca de quinze dias após a sua realização, sendo que os resultados finais são visíveis cerca de oito semanas depois, dependendo de cada organismo. Após este período deve regressar à clínica para avaliar os resultados e definir se serão necessárias mais sessões. Por norma, são necessárias duas ou três sessões com intervalo de dois meses para resultados realmente satisfatórios.

O procedimento não é invasivo, e, por isso, não requer nenhum tipo de anestesia ou cuidados pós tratamento. É apenas necessário ter cuidados alimentares e realizar atividade física para manter os resultados do tratamento e evitar que se volte a acumular gordura na zona tratada.

Duração da Cirurgia
Duração do procedimento

1 hora e meia

Tipo de anestesia
Tipo de anestesia

Não há

Período sem exposição solar
Período sem exposição solar

Não há

Exercício fisico
Período sem exercício físico

1 dia

Possibilidade de hematomas
Possibilidade de hematomas

Não há

Duração dos resultados
Duração dos resultados

Longa duração

Surgimento dos resultados
Surgimento dos resultados

8 semanas

Perguntas frequentes

O valor do tratamento varia tendo em conta as zonas a serem tratadas e o número de sessões necessárias para obter resultados verdadeiramente satisfatórios. Por isso, é necessária uma consulta de avaliação para definir um plano de tratamento e obter um orçamento personalizado.

Pode, principalmente se existir a necessidade de tratar outros aspetos, como a flacidez e a celulite, dado que a Criolipólise trata apenas a gordura localizada. Em casos assim pode ser indicado combinar tratamentos com o devido intervalo entre eles.

Em muitos casos, com uma sessão já se conseguem obter bons resultados. No entanto, os resultados variam de organismo para organismo, por isso indica-se de forma geral, uma média de 2 a 3 sessões para resultados realmente satisfatórios.

A criolipólise é um procedimento extremamente seguro, desde que seja realizado por um profissional capacitado. Caso não o seja, existe o risco de complicações graves, principalmente o aparecimento de queimaduras de 2º ou 3º grau. Por isso é realmente muito importante que o procedimento seja feito por especialistas experientes.

Pode sentir algum desconforto no momento em que o aparelho suga a pele, mas é momentâneo. Durante o tratamento não há dor associada já que o arrefecimento da pele causa uma sensação anestésica por causa das baixas temperaturas.

O procedimento não é recomendado para pessoas que foram diagnosticadas com doenças causadas pelo frio, como crioglobulinemias ou alergia ao frio. Também deve ser evitada em casos de hemoglobinúria paroxística noturna, síndrome de Raynaud, hérnias na região a ser tratada e durante a gravidez.

Os médicos

Sob a direção dos cirurgiões plásticos Dra. Fátima Baptista Fernandes e Dr. João Baptista Fernandes, um apelido incontornável na especialidade em Portugal, a Clínica integra uma equipa de especialistas das mais diversas áreas que oferecem inúmeras valências relacionadas com a medicina estética, tratamentos estéticos e cirurgia plástica.

Dr. João Baptista
Fernandes
Dra. Fátima Baptista
Fernandes
Vamos marcar
uma consulta?
Imagem - Clinica Baptista

Pedidos de
informação

Gostava se saber mais sobre alguma cirurgia, procedimento ou de tirar alguma dúvida?
Envie-nos uma mensagem.