Ginecomastia:
a cirurgia plástica
destinada a corrigir
o aumento mamário
masculino

Saiba mais sobre
esse procedimento

500

A ginecomastia é uma alteração da mama masculina que provoca o seu aumento anormal. Embora a ginecomastia não cause qualquer risco à saúde física do homem, esta alteração pode provocar sérios danos na sua saúde mental. Os homens com ginecomastia podem desenvolver complexos e condicionar a sua vida social, evitando atividades simples, como praticar desporto ou ir à praia.

Nos casos em que existe um aumento anormal da mama, é fundamental entender se existe efetivamente ginecomastia, ou se estamos perante a chamada pseudoginecomastia ou falsa ginecomastia.

A falsa ginecomastia ou pseudoginecomastia acontece quando existe excesso de gordura acumulada à volta da glândula mamária. Como não existe um aumento anormal da mama, apenas gordura em excesso, não existe ginecomastia. Nestes casos o tratamento é bastante simples e passa pela lipoaspiração da zona.
Quando há um desenvolvimento anormal do tecido mamário que se torna visível ou palpável, a solução passa por uma intervenção cirúrgica que consiste na remoção do tecido mamário. Esta cirurgia pode ser associada à lipoaspiração, caso exista também gordura circundante.

O diagnóstico entre os dois tipos de ginecomastia faz-se através de exame clínico e ecografia.

Tratamento cirúrgico - Ginecomastia

Cerca de 80% dos homens que referem alterações no peito têm apenas gordura em excesso na zona e, por isso, a solução passa pela lipoaspiração. Nestes casos, faz-se uma incisão de menos de um centímetro na axila para introduzir uma cânula através da qual se aspira toda a gordura acumulada na zona do peito.

Já nos casos de ginecomastia, o objetivo é eliminar o tecido glandular que se situa entre o mamilo e o músculo peitoral. Nestes casos, faz-se uma incisão à volta de metade do mamilo ou através da axila para retirar a glândula mamária aumentada e, em alguns casos, também se pode recorrer à lipoaspiração para retirar alguma gordura circundante.

Em ambos os casos existe uma elevada satisfação do paciente, já que as cicatrizes são completamente impercetíveis e pequenas e os resultados são completamente eficazes. E para além dos resultados físicos, também se verificam melhorias na saúde mental já que, por norma, o paciente deixa de ter complexos e volta a praticar desporto e ir à praia ou piscina tranquilamente. 

Ginecomastia: O que mais precisa de saber sobre a cirurgia

Caso seja retirada a glândula mamária aumentada ou apenas a gordura em excesso, a cirurgia é realizada sob anestesia geral ou sedação. A Lipoaspiração demora aproximadamente 30 minutos a ser realizada e a Ginecomastia tem a duração aproximada de 2 horas.

Neste tipo de cirurgia é muito frequente o aparecimento de hematomas, equimoses (nódoas negras) ou inchaços no período pós-operatório, daí ser obrigatória a compressão elástica da zona imediatamente após a cirurgia e durante 1 mês. Os drenos são removidos no 2º dia pós-operatório, altura em que inicia as drenagens linfáticas que se prolongam o tempo necessário para a recuperação total da área.

Após 4 dias da cirurgia, poderá reiniciar a vida social e laboral normal, no entanto só poderá retomar o exercício físico e esforços ao fim de 1 mês.

Por fim, como em todas as intervenções, os exames médicos prévios são obrigatórios para detetar problemas que possam impedir a realização da cirurgia, sendo de máxima importância a realização de uma ecografia mamária prévia.

Antes e depois
GINECOMASTIA ANTES E DEPOIS CLINICA BAPTISTA FERNANDES - 1
GINECOMASTIA ANTES E DEPOIS CLINICA BAPTISTA FERNANDES - 1
Duração da Cirurgia
Duração da cirurgia

30 minutos a 2 horas

Tipo de anestesia
Tipo de anestesia

Geral ou Sedação

Período de internamento
Período de internamento

Não há

Período de baixa
Período de baixa

4 dias

Período sem exposição solar
Período sem exposição solar

1 mês

Exercício fisico
Período sem exercício físico

1 mês

Perguntas frequentes

O valor da cirurgia vai depender de inúmeros fatores, sobretudo se existe apenas excesso de gordura, excesso de glândula mamária ou ambos. No caso da pseudoginecomastia também é necessário avaliar a extensão da lipoaspiração, que irá depender do volume de gordura localizada. Por isso, para obter um orçamento personalizado, é fundamental realizar uma consulta de avaliação.

As alterações no peito masculino podem surgir em qualquer idade, mas a maior parte dos casos são identificados na adolescência. Neste sentido, a cirurgia pode ser realizada antes dos 18 anos, mediante avaliação médica.

A ginecomastia não é propriamente uma doença e, portanto, não podemos falar em cura. A solução mais eficaz é o tratamento cirúrgico.

A recuperação, por norma, não é dolorosa, mas o paciente pode sentir desconforto e dor moderada que é tratada com medicação. Geralmente, a recuperação demora cerca de 2 semanas.

Os resultados são visíveis imediatamente após a cirurgia. No entanto, o paciente terá de usar uma faixa cirúrgica por alguns dias e, por isso, só conseguirá ver os resultados após esse período.

Se realizou uma lipoaspiração, não deve voltar a ganhar gordura no peito. No entanto, se foi retirada apenas glândula mamária em excesso, pode voltar a acumular gordura na zona, caso ganhe muito peso após a cirurgia.

Sim, à volta da metade inferior do mamilo, mas, após um mês, tornam-se completamente impercetíveis.

Os médicos

Sob a direção dos cirurgiões plásticos Dra. Fátima Baptista Fernandes e Dr. João Baptista Fernandes, um apelido incontornável na especialidade em Portugal, a Clínica integra uma equipa de especialistas das mais diversas áreas que oferecem inúmeras valências relacionadas com a medicina estética, tratamentos estéticos e cirurgia plástica.

Dr. João Baptista
Fernandes
Dra. Fátima Baptista
Fernandes
Vamos marcar
uma consulta?
Imagem - Clinica Baptista

Pedidos de
informação

Gostava se saber mais sobre alguma cirurgia, procedimento ou de tirar alguma dúvida?
Envie-nos uma mensagem.