Cerca de 80% dos homens que referem alterações no peito têm apenas gordura em excesso na zona e, por isso, a solução passa pela lipoaspiração. Nestes casos, faz-se uma incisão de menos de um centímetro na axila para introduzir uma cânula através da qual se aspira toda a gordura acumulada na zona do peito.
Já nos casos de ginecomastia, o objetivo é eliminar o tecido glandular que se situa entre o mamilo e o músculo peitoral. Nestes casos, faz-se uma incisão à volta de metade do mamilo ou através da axila para retirar a glândula mamária aumentada e, em alguns casos, também se pode recorrer à lipoaspiração para retirar alguma gordura circundante.
Em ambos os casos existe uma elevada satisfação do paciente, já que as cicatrizes são completamente impercetíveis e pequenas e os resultados são completamente eficazes. E para além dos resultados físicos, também se verificam melhorias na saúde mental já que, por norma, o paciente deixa de ter complexos e volta a praticar desporto e ir à praia ou piscina tranquilamente.
Caso seja retirada a glândula mamária aumentada ou apenas a gordura em excesso, a cirurgia é realizada sob anestesia geral ou sedação. A Lipoaspiração demora aproximadamente 30 minutos a ser realizada e a Ginecomastia tem a duração aproximada de 2 horas.
Neste tipo de cirurgia é muito frequente o aparecimento de hematomas, equimoses (nódoas negras) ou inchaços no período pós-operatório, daí ser obrigatória a compressão elástica da zona imediatamente após a cirurgia e durante 1 mês. Os drenos são removidos no 2º dia pós-operatório, altura em que inicia as drenagens linfáticas que se prolongam o tempo necessário para a recuperação total da área.
Após 4 dias da cirurgia, poderá reiniciar a vida social e laboral normal, no entanto só poderá retomar o exercício físico e esforços ao fim de 1 mês.
Por fim, como em todas as intervenções, os exames médicos prévios são obrigatórios para detetar problemas que possam impedir a realização da cirurgia, sendo de máxima importância a realização de uma ecografia mamária prévia.