Uns glúteos delineados e com volume contribuem diretamente para uma melhor harmonia corporal. Por isso, muitos homens e mulheres têm o desejo de remodelar esta zona do corpo, uma vez que, por questões genéticas, deformidades pós-traumáticas, doenças ou mesmo pela flacidez decorrente do processo de envelhecimento, estão insatisfeitos com o formato e o aspeto dos seus glúteos.
Além disso, nem sempre é possível melhorar a forma e o contorno dos glúteos apenas com dietas e prática regular de exercício físico. Assim, nestes casos, a Gluteoplastia é o procedimento mais indicado dado que a colocação de implantes é uma solução eficaz para aumentar, levantar ou remodelar as nádegas. A cicatriz da cirurgia não é visível e os resultados são muito satisfatórios.
Na Clínica Baptista Fernandes, antes da Gluteoplastia, existe toda uma preparação e planeamento que são fundamentais para a definição do plano cirúrgico. Este processo está dividido em 3 passos e são eles:
1 – Consulta de avaliação
O primeiro passo consiste numa consulta durante a qual o Dr. João Baptista Fernandes ou a Dra. Fátima Baptista Fernandes vão reunir todas as informações do paciente para entender a sua motivação e objetivos. Além disso, são tiradas medidas e fotografias para definir o plano cirúrgico.
2 – Escolha das próteses
As próteses glúteas são muito semelhantes às mamárias, sendo ainda mais resistentes à pressão. O resultado final é bastante natural, visto que as próteses são constituídas por um material gelatinoso e maleável que é colocado por baixo ou por cima dos músculos glúteos.
Existem diversos tipos de implantes e para definir qual será o mais indicado para cada caso é necessário ter em consideração pelo menos três elementos: o tamanho, o formato e o tipo de revestimento. Estes elementos vão influenciar diretamente os resultados da gluteoplastia e, por isso, tendo em conta o desejo do paciente, o médico irá aconselhar quais serão as próteses mais indicadas.
Tamanho: Existem implantes de diversos tamanhos e, como tal, o aconselhamento do tamanho ideal por parte do médico é imprescindível para se obterem os resultados desejados.
Formato: Os implantes glúteos podem ser redondos, anatómicos, de perfil alto ou perfil baixo. Cada formato promove um resultado final diferente. Por exemplo, quando o objetivo é um resultado mais natural, por norma, usam-se as próteses anatómicas. Se o objetivo for a projeção dos glúteos na parte superior, por norma, usam-se as próteses redondas. No entanto, cada caso deve ser avaliado individualmente para a escolha acertada do formato.
Tipo de revestimento: Existem diversos tipos de revestimento dos implantes. Há implantes com superfície lisa, texturizada, microtexturizada e com revestimento em poliuretano e a escolha vai depender do que o médico achar mais aconselhável.
3 – Exames e dúvidas
O último passo consiste em realizar exames para saber se pode realizar a cirurgia. Depois disso, poderá marcar uma nova consulta para apresentar os resultados dos exames e para esclarecer questões que possa ter em relação ao procedimento. A partir daí, avança para a cirurgia.
A gluteoplastia é um procedimento cirúrgico que consiste em fazer uma incisão vertical na parte superior do sulco interglúteo para que o cirurgião alcance o músculo, criando uma espécie de bolsa para acomodar a prótese que pode ser colocada sobre, debaixo ou dentro do músculo glúteo maior. Após a aplicação das próteses, sutura-se a incisão e aplica-se uma cinta compressora com formato próprio para esta cirurgia.
A gluteoplastia é uma cirurgia plástica realizada em ambulatório sob anestesia geral ou sedação. O tempo médio do procedimento varia entre duas a três horas. Logo após a cirurgia, pode ser necessário a utilização de um dreno, para absorver os líquidos, que será retirado após um ou dois dias.
Após a cirurgia sairá da clínica com uma cinta de compressão e dois dias depois iniciará as sessões de drenagem para otimizar os resultados e a recuperação. É comum sentir algum desconforto nos primeiros dias, o qual deve ser aliviado com a toma de analgésicos e anti-inflamatórios. Além disso, terá de dormir de barriga para baixo ou de lado durante, pelo menos, sete dias.
Na Clínica Baptista Fernandes todas as sessões de drenagem estão incluídas no valor da cirurgia dado que o processo de recuperação é imprescindível para o sucesso da Gluteoplastia. Por isso, temos uma equipa de terapeutas especialmente treinadas para fazer as drenagens e, se necessário, sessões de ultrassons e terapia com luz LED para uma recuperação rápida e saudável. Além disso, cada paciente recebe o contacto direto do médico que realizou a cirurgia para que possa contactá-lo para esclarecer eventuais dúvidas.