Existem diversas técnicas diferentes de Otoplastia para a correção de orelhas de abano. O método mais comum consiste em fazer uma incisão por trás das orelhas até chegar à zona da cartilagem que apresenta a falta de curvatura. Remodela-se a cartilagem com pontos de material não reabsorvível que dobram a orelha de forma natural, corrigindo a deformidade. No caso dos pacientes que apresentam também um defeito a nível da concha, colocam-se outros pontos que dobram esta parte da cartilagem para trás. Com isto diminui-se o ângulo que forma a orelha com a parte posterior do crânio. Também existe a cirurgia do lóbulo da orelha para o reduzir e tornar mais harmonioso ou corrigir o seu afastamento da face.
Um benefício importante da Otoplastia é a segurança do procedimento. Poucas cirurgias têm tão poucos riscos e um impacto tão positivo na vida dos pacientes. A Otoplastia na Clínica Baptista Fernandes é feita em ambulatório e demora entre 1 hora e meia a 2 horas a ser realizada, dependendo do aspeto a ser tratado. A cirurgia pode ser realizada sob anestesia local em adultos, mas em crianças precisa de ser realizada sob anestesia geral.
Após a cirurgia, será colocada, à volta da cabeça, uma ligadura acolchoada que terá de usar durante 24 horas. Ao retirá-la, as orelhas vão apresentar uma vermelhidão que desaparece nos dias seguintes. Durante a primeira semana após a cirurgia irá usar uma banda elástica durante o dia e a noite para evitar traumatismos. A partir da segunda semana irá usá-la apenas para dormir. Os pontos de sutura serão retirados ao oitavo dia. Enquanto isso, o paciente poderá lavar o cabelo com extremo cuidado para não afetar a ferida operatória.