Otoplastia:
a cirurgia plástica
das orelhas

Saiba mais sobre
esse procedimento

556

As orelhas proeminentes, ou as “orelhas de abano”, são malformações congénitas bastante comuns na cartilagem auricular e que podem ser corrigidas através da Otoplastia. Nestes casos, a cartilagem está muito desenvolvida na parte que a liga ao crânio, o que dá a impressão de que as orelhas estão demasiado separadas da cabeça e projetadas para os lados. Também há casos completamente opostos, em que a deformação se deve a uma falta de prega da cartilagem na zona de anti-hélix, o que dá a aparência de uma orelha extremamente estendida e plana. Em ambos os casos a Otoplastia é a cirurgia mais indicada.

A Otoplastia é uma técnica cirúrgica que nos permite corrigir estas deformidades congénitas ou adquiridas do pavilhão auricular. Crianças e jovens que têm deformidades nas orelhas são muitas vezes alvo de atenção e comentários indesejados nas escolas e espaços públicos. Estudos demonstraram que estas pessoas podem vir a ter uma autoestima baixa e que as crianças que enfrentam o problema desenvolvem, muitas vezes, uma personalidade introvertida. Por isso, esta intervenção é indicada a partir dos 7 anos, já que nesse momento as orelhas já estão completamente desenvolvidas. Assim podem evitar-se danos psicológicos ao longo do processo de crescimento da criança. Os adultos também podem fazer a Otoplastia sem qualquer tipo de restrição.

Tratamento cirúrgico - Otoplastia

Existem diversas técnicas diferentes de Otoplastia para a correção de orelhas de abano. O método mais comum consiste em fazer uma incisão por trás das orelhas até chegar à zona da cartilagem que apresenta a falta de curvatura. Remodela-se a cartilagem com pontos de material não reabsorvível que dobram a orelha de forma natural, corrigindo a deformidade. No caso dos pacientes que apresentam também um defeito a nível da concha, colocam-se outros pontos que dobram esta parte da cartilagem para trás. Com isto diminui-se o ângulo que forma a orelha com a parte posterior do crânio. Também existe a cirurgia do lóbulo da orelha para o reduzir e tornar mais harmonioso ou corrigir o seu afastamento da face.

Otoplastia: O que precisa de saber sobre a cirurgia

Um benefício importante da Otoplastia é a segurança do procedimento. Poucas cirurgias têm tão poucos riscos e um impacto tão positivo na vida dos pacientes. A Otoplastia na Clínica Baptista Fernandes é feita em ambulatório e demora entre 1 hora e meia a 2 horas a ser realizada, dependendo do aspeto a ser tratado. A cirurgia pode ser realizada sob anestesia local em adultos, mas em crianças precisa de ser realizada sob anestesia geral.

Após a cirurgia, será colocada, à volta da cabeça, uma ligadura acolchoada que terá de usar durante 24 horas. Ao retirá-la, as orelhas vão apresentar uma vermelhidão que desaparece nos dias seguintes. Durante a primeira semana após a cirurgia irá usar uma banda elástica durante o dia e a noite para evitar traumatismos. A partir da segunda semana irá usá-la apenas para dormir. Os pontos de sutura serão retirados ao oitavo dia. Enquanto isso, o paciente poderá lavar o cabelo com extremo cuidado para não afetar a ferida operatória.

Antes e depois
OTOPLASTIA_ANTES_DEPOIS
OTOPLASTIA_ANTES_DEPOIS_BAPTISTA_FERNANDES
Duração da Cirurgia
Duração da cirurgia

1 hora e meia a 2 horas

Tipo de anestesia
Tipo de Anestesia

Local ou Geral

Período de internamento
Período de Internamento

Sem internamento

Período de baixa
Período de baixa

7 dias

Período sem exposição solar
Inibição de exposição solar

1 mês

Exercício fisico
Inibição de exercício físico

1 mês

Perguntas frequentes

Aconselha-se realizar a cirurgia o mais cedo possível para evitar complexos nas crianças. Por isso, a idade mínima para realizar a Otoplastia é 7 anos, idade em que as orelhas já estão completamente desenvolvidas.

Trata-se de uma cirurgia muito rápida que, no máximo, demora 2 horas.

A cirurgia pode perfeitamente ser realizada sob anestesia local em adultos, mas como a maioria dos pacientes são muito jovens, aconselhamos anestesia geral.

As cicatrizes são o resultado inevitável de qualquer cirurgia. O cirurgião fará todos os esforços para que a cicatriz final seja o menos visível possível. Assim, as cicatrizes são colocadas nas linhas cutâneas naturais e vão ficando cada vez menos percetíveis com o passar do tempo. Neste caso particular da Otoplastia, as cicatrizes ficam no sulco entre o pavilhão auricular e a cabeça, ficando completamente invisíveis.

Ao fim de uma semana, com exceção de exercício físico que só pode ser praticado ao fim de 3 semanas.

Durante a cirurgia de correção das orelhas o paciente não sente qualquer dor. No pós-operatório, como em qualquer cirurgia, o paciente pode sentir algum desconforto durante as primeiras semanas.

Os médicos

Sob a direção dos cirurgiões plásticos Dra. Fátima Baptista Fernandes e Dr. João Baptista Fernandes, um apelido incontornável na especialidade em Portugal, a Clínica integra uma equipa de especialistas das mais diversas áreas que oferecem inúmeras valências relacionadas com a medicina estética, tratamentos estéticos e cirurgia plástica.

Dr. João Baptista
Fernandes
Dra. Fátima Baptista
Fernandes
Vamos marcar
uma consulta?
Imagem - Clinica Baptista

Pedidos de
informação

Gostava se saber mais sobre alguma cirurgia, procedimento ou de tirar alguma dúvida?
Envie-nos uma mensagem.