Peeling: um tratamento
que promove o
rejuvenescimento da pele

Saiba mais sobre
esse procedimento

561

Manter a pele jovem e saudável requer uma série de cuidados, entre os quais a limpeza e a esfoliação. Neste sentido, o Peeling é um tratamento importantíssimo dado que a remoção das camadas superficiais da pele promove uma esfoliação profunda e a renovação celular, deixando a pele mais permeável a outros tratamentos.

A palavra peeling deriva do verbo inglês “peel” que se traduz como: pelar, descamar ou descascar. Este processo consiste na aplicação de ácidos especialmente desenvolvidos para este fim (salicílico, ferúlico, mandélico, retinóico, tricloroacético, entre outros) que promovem uma ligeira corrosão das camadas superficiais da pele. Esta corrosão vai resultar num processo de esfoliação ou descamação de células localizadas na parte mais externa da pele, promovendo então a sua renovação.

Portanto, o objetivo do Peeling é remover as camadas superficiais da pele de forma a que o organismo produza novas células e a qualidade da pele melhore. Os resultados do Peeling são: diminuição de rugas finas, redução de irregularidades, redução de cicatrizes e redução de doenças de pigmentação da pele, especialmente manchas de cor castanha, como o melasma ou o cloasma.

Existem pelo menos três tipos de peelings para finalidades diferentes. São eles:

Peeling leve – é indicado para peles que precisam de promover a renovação das células, ajudando a reduzir irregularidades, melhorar a respiração da pele e reduzir manchas.

Peeling médio – é indicado para melhorar rugas finas, discromias (falta ou excesso de melanina), queratoses actínicas (manchas escamosas) e algumas cicatrizes de acne.

Peeling profundo – é o mais indicado para melhorar a pele muito envelhecida com rugas muito profundas ou cicatrizes de acne e manchas muito acentuadas.

Tratamento - Peeling

Cada peeling tem um objetivo distinto e, por isso, deve sempre procurar um médico especialista que indicará qual é o procedimento mais adequado para melhorar a qualidade da sua pele.

No caso de peelings médios ou profundos, é necessária uma preparação prévia da pele. Duas semanas antes do procedimento devem ser aplicados cremes específicos para regular a camada córnea da pele, de forma a que quando o peeling seja realizado, o ácido utilizado penetre uniformemente na pele.

Antes do peeling procede-se à limpeza e desinfecção da pele. A seguir aplica-se o ácido correspondente ao tipo de peeling a realizar. Neste momento pode sentir algum desconforto que é completamente normal e tolerável. O produto ficará a agir por alguns minutos e depois será neutralizado através de um creme calmante e neutralizante.

Após este processo será aplicada uma camada substancial de proteção solar antes de ir para casa, onde deverá ficar sem lavar o rosto por pelo menos 12 horas, período durante o qual o produto ainda estará a fazer efeito. No dia seguinte poderá lavar o rosto e seguir com os cuidados indicados pelo médico. 

Após alguns dias a pele começa a escurecer e depois começa a descamação. Este processo todo leva cerca de sete dias até finalizar e é muito importante que o deixe acontecer, sem interferir manualmente. A descamação deve ser natural e progressiva sem nenhum interveniente externo.

Peeling: O que mais precisa de saber sobre o procedimento

Todos os tipos de peelings requerem uma rotina de cuidados que, caso não sejam tomados, podem comprometer o resultado final do procedimento. Geralmente aconselha-se a preparação da pele, 10 dias antes do procedimento, lavando-a diariamente, à noite, com sabão com ácido glicólico. A seguir à limpeza deve ser aplicado retinol. Se for realizar um peeling com o objetivo de clarear manchas, o uso de um creme clareador de hidroquinona deve ser combinado com retinol para garantir melhores resultados. O retinol e a hidroquinona devem ser suspendidos 3 dias antes de realizar o peeling.

Também é obrigatório o uso de sabonetes neutros nos primeiros dias após o procedimento. Além disso, deve evitar a exposição solar sem proteção, dando preferência a protetores próprios para peles sensíveis. Para reduzir o inchaço e a ardência, compressas geladas de chá de camomila podem ajudar. Qualquer produto que provoque ardência deve ser evitado no período de sete a dez dias após o peeling.

Antes e depois
PEELING_ANTES_DEPOIS_BAPTISTA_FERNANDES
PEELING_ANTES_DEPOIS_BAPTISTA_FERNANDES
PEELING_ANTES_DEPOIS
PEELING_ANTES_DEPOIS
Duração da Cirurgia
Duração do procedimento

40 minutos

Tipo de anestesia
Tipo de anestesia

Não há

Período sem exposição solar
Período sem exposição solar

10 dias

Exercício fisico
Período sem exercício físico

7 dias

Possibilidade de hematomas
Possibilidade de hematomas

Não há

Duração dos resultados
Duração dos resultados

6 meses

Surgimento dos resultados
Surgimento dos resultados

Após 7 dias

Perguntas frequentes

Dependendo do peeling que for aplicado, pode sentir um ardor na face que dura apenas alguns minutos até ser aplicado o neutralizante.

Ao retirar as camadas superficiais da pele e promover a renovação celular, existe uma melhoria significativa no aspeto da pele, sobretudo nas linhas de expressão e manchas. No entanto, o procedimento não consegue atingir um resultado de rejuvenescimento facial. Nestes casos são indicados outros procedimentos de medicina estética, como o Ultralift, o Botox, o Sculptra, entre outros.

Sim, se for feito um peeling específico para esse fim. No entanto, o melasma não tem cura e, por isso, para manter os resultados do peeling, deverá complementar este procedimento com a utilização de cremes manipulados.

Sim, se o paciente tiver hipersensibilidade a algum ácido utilizado no procedimento. Por isso a consulta de avaliação é fundamental para evitar riscos e serem utilizados apenas produtos compatíveis com a sua pele.

Após o peeling químico é recomendado evitar a exposição solar durante dez dias, e, por isso, é recomendado fazer o tratamento nessa época do ano, dado que não vamos à praia ou à piscina com frequência, como no Verão. No entanto, nada impede que se faça em qualquer época do ano desde que tome os devidos cuidados, como usar protetor solar e não se expor a fontes de calor.

Os médicos

Sob a direção dos cirurgiões plásticos Dra. Fátima Baptista Fernandes e Dr. João Baptista Fernandes, um apelido incontornável na especialidade em Portugal, a Clínica integra uma equipa de especialistas das mais diversas áreas que oferecem inúmeras valências relacionadas com a medicina estética, tratamentos estéticos e cirurgia plástica.

Dr. João Baptista
Fernandes
Dra. Fátima Baptista
Fernandes
Vamos marcar
uma consulta?
Imagem - Clinica Baptista

Pedidos de
informação

Gostava se saber mais sobre alguma cirurgia, procedimento ou de tirar alguma dúvida?
Envie-nos uma mensagem.