Portanto, o objetivo do Peeling é remover as camadas superficiais da pele de forma a que o organismo produza novas células e a qualidade da pele melhore. Os resultados do Peeling são: diminuição de rugas finas, redução de irregularidades, redução de cicatrizes e redução de doenças de pigmentação da pele, especialmente manchas de cor castanha, como o melasma ou o cloasma.
Existem pelo menos três tipos de peelings para finalidades diferentes. São eles:
Peeling leve – é indicado para peles que precisam de promover a renovação das células, ajudando a reduzir irregularidades, melhorar a respiração da pele e reduzir manchas.
Peeling médio – é indicado para melhorar rugas finas, discromias (falta ou excesso de melanina), queratoses actínicas (manchas escamosas) e algumas cicatrizes de acne.
Peeling profundo – é o mais indicado para melhorar a pele muito envelhecida com rugas muito profundas ou cicatrizes de acne e manchas muito acentuadas.
Cada peeling tem um objetivo distinto e, por isso, deve sempre procurar um médico especialista que indicará qual é o procedimento mais adequado para melhorar a qualidade da sua pele.
No caso de peelings médios ou profundos, é necessária uma preparação prévia da pele. Duas semanas antes do procedimento devem ser aplicados cremes específicos para regular a camada córnea da pele, de forma a que quando o peeling seja realizado, o ácido utilizado penetre uniformemente na pele.
Antes do peeling procede-se à limpeza e desinfecção da pele. A seguir aplica-se o ácido correspondente ao tipo de peeling a realizar. Neste momento pode sentir algum desconforto que é completamente normal e tolerável. O produto ficará a agir por alguns minutos e depois será neutralizado através de um creme calmante e neutralizante.
Após este processo será aplicada uma camada substancial de proteção solar antes de ir para casa, onde deverá ficar sem lavar o rosto por pelo menos 12 horas, período durante o qual o produto ainda estará a fazer efeito. No dia seguinte poderá lavar o rosto e seguir com os cuidados indicados pelo médico.
Após alguns dias a pele começa a escurecer e depois começa a descamação. Este processo todo leva cerca de sete dias até finalizar e é muito importante que o deixe acontecer, sem interferir manualmente. A descamação deve ser natural e progressiva sem nenhum interveniente externo.
Todos os tipos de peelings requerem uma rotina de cuidados que, caso não sejam tomados, podem comprometer o resultado final do procedimento. Geralmente aconselha-se a preparação da pele, 10 dias antes do procedimento, lavando-a diariamente, à noite, com sabão com ácido glicólico. A seguir à limpeza deve ser aplicado retinol. Se for realizar um peeling com o objetivo de clarear manchas, o uso de um creme clareador de hidroquinona deve ser combinado com retinol para garantir melhores resultados. O retinol e a hidroquinona devem ser suspendidos 3 dias antes de realizar o peeling.
Também é obrigatório o uso de sabonetes neutros nos primeiros dias após o procedimento. Além disso, deve evitar a exposição solar sem proteção, dando preferência a protetores próprios para peles sensíveis. Para reduzir o inchaço e a ardência, compressas geladas de chá de camomila podem ajudar. Qualquer produto que provoque ardência deve ser evitado no período de sete a dez dias após o peeling.