As olheiras profundas conferem um aspeto envelhecido e cansado e podem prejudicar a autoestima. Para entendermos como podemos tratar este aspeto é preciso distinguir os dois tipos de olheiras:
Olheiras escuras – surgem devido a um aumento na quantidade de vasos sanguíneos nas pálpebras inferiores que se tornam visíveis devido a pele ser muito fina e podem ser disfarçadas com técnicas corretas de maquilhagem.
Olheiras profundas – é quando existe um desnivelamento das pálpebras inferiores que também pode estar associado às olheiras escuras. No entanto, estas olheiras, mesmo com maquilhagem, não ficam camufladas porque há sempre uma sombra abaixo dos olhos que dá o ar de cansado.
No segundo tipo, o Preenchimento de Olheiras é um dos tratamentos mais eficazes porque, para além de proporcionar mais volume e reduzir o contorno escuro aparente, o ácido hialurónico deixa a região mais hidratada. Além disso, hoje é possível fazer uma combinação de ácido hialurónico com aminoácidos, vitaminas e ácido succínico que, em conjunto, também melhoram a qualidade da pele tornando-a mais espessa e mais clara.
O Preenchimento de Olheiras é um tratamento muito simples e rápido. Mesmo assim, é necessário que seja realizado por um médico cirurgião plástico de confiança pois a zona dos olhos é muito sensível e a técnica incorreta pode causar problemas ao funcionamento ocular.
O procedimento inicia-se com a aplicação de anestesia tópica local para evitar desconfortos ao longo do preenchimento. Após a anestesia, o médico utiliza uma cânula para injetar o produto na pele periocular por micropunção. Após a aplicação, faz-se uma massagem com um equipamento que emite vibrações de forma a ajudar a espalhar o produto de forma mais homogénea.
O Preenchimento de Olheiras é um procedimento não cirúrgico, feito em consultório médico e é indolor pois utiliza anestesia tópica local. O tratamento demora cerca de vinte minutos a ser realizado e o efeito é visível imediatamente, embora o resultado final seja visto apenas ao fim de um mês. Em alguns casos pode ser necessária uma nova aplicação, consoante o nível de absorção de cada organismo.
Pode aparecer alguma equimose local que se disfarça com maquilhagem. É aconselhado aplicar gelo durante vinte minutos imediatamente após o tratamento, e repetir a aplicação ao longo do primeiro dia.
A zona pode apresentar inchaço que desaparece ao fim de vinte e quatro horas, e recomenda-se que, na primeira noite, durma com a cabeça elevada. As atividades normais podem ser retomadas de imediato. O exercício físico deve ser evitado no dia do procedimento.