O nariz é um dos principais elementos do rosto que mais impacto tem na harmonia facial. O formato do dorso nasal, a ponta do nariz e até mesmo o seu tamanho são aspetos que contribuem diretamente para uma estrutura facial bonita. Malformações congénitas ou traumatismos ocorridos ao longo da vida podem comprometer a aparência do rosto e, consequentemente, a autoestima do paciente.
Para o tratamento destes aspetos estéticos do nariz e para obter uma melhor harmonia facial, a Rinomodelação é uma opção não cirúrgica com efeitos similares aos de uma rinoplastia. No entanto, enquanto a rinoplastia é o tratamento cirúrgico de todas as alterações estéticas e funcionais do nariz, a rinomodelação é uma abordagem não cirúrgica que melhora apenas os aspetos pouco estéticos da pirâmide nasal através da aplicação do ácido hialurónico.
Portanto, a Rinomodelação é destinada a tratar, principalmente, pequenos defeitos ou malformações ou a retocar algum detalhe após uma rinoplastia. Sendo assim, a rinomodelação possui limitações, como não conseguir diminuir um nariz avantajado nem baixar a ponta nasal. No entanto, oferece uma série de vantagens face à cirurgia: é pouco invasiva, é rápida e não necessita recuperação.
Depois de uma avaliação cuidada das deformidades a tratar no nariz e tendo em conta a harmonia facial, desinfeta-se o local onde se vai introduzir a cânula e aplica-se um anestésico local. Depois aplica-se o ácido hialurónico nas zonas desejadas de forma a modelar toda a pirâmide nasal, modificando instantaneamente o formato do nariz. Após o procedimento aplica-se gelo, massaja-se a zona e aplica-se um penso de adesivo para modelar.
A Rinomodelação é um procedimento bastante rápido e indolor, já que é feito sob anestesia local. Este procedimento não requer tempo de recuperação e, como tal, pode retomar a sua vida normal após a sua realização. No entanto, pode apresentar algum inchaço (controlável com gelo) nos primeiros dias após o procedimento. O exercício físico deve ser evitado até dois dias após o procedimento e aconselha-se o uso de protetor solar durante pelo menos cinco dias.
Este procedimento deve ser realizado por um médico com experiência em anatomia facial, caso contrário podem surgir problemas no nariz, a nível estético ou funcional. Tem de existir uma avaliação prévia das fossas nasais e dos seios paranasais para despistar sequelas de cirurgias anteriores, deformações ou fístulas que contraindicam a aplicação. Além disso, embora atualmente o ácido hialurónico injetável seja completamente biocompatível com o organismo humano, é importante despistar alergias a este produto. Em termos de resultados, estes são visíveis imediatamente após o procedimento e prolongam-se até um ano, dependendo de cada organismo.