O Sculptra Liquid Facelift é um protocolo que está a revolucionar a forma como lidamos com o envelhecimento da pele e já vai perceber porquê. Já parou para pensar na razão pela qual a pele de uma criança irradia luz, é uniforme e elástica e a de uma pessoa mais velha tem depressões, flacidez, rugas e pigmentação? A explicação está na atividade celular dos fibroblastos da derme, as principais células responsáveis pela produção de colagénio. Um organismo jovem produz mais colagénio e, portanto, a pele tem estrutura, firmeza e elasticidade. Após os 30 anos, a produção desta proteína vai diminuindo gradualmente em resultado da diminuição da atividade dos fibroblastos. Fatores como o stress, a radiação ultravioleta, a poluição, a alimentação processada, o tabaco, os medicamentos, e até mesmo certas doenças vão contribuir ainda mais para esta diminuição resultando no envelhecimento precoce da pele.
A pensar nisto, pesquisadores de todo o mundo começaram a desenvolver diversos estudos com o intuito de se descobrir uma nova forma de rejuvenescer a pele sem alterar as feições. Com a realização dos estudos descobriu-se que é possível estimular a atividade celular através da aplicação de bioestimuladores. O bioestimulador aumenta a produção natural de colagénio no organismo, trazendo de volta a firmeza e a sustentação da pele da face perdidas ao longo do tempo. É neste contexto que surge o nosso mais novo protocolo de rejuvenescimento, o Sculptra Liquid Facelift.
O Sculptra Liquid Facelift é um protocolo que consiste na aplicação de um bioestimulador, o Ácido Polilático, que recebeu aprovação em 1999 na Europa, e que, atualmente, pode ser encontrado em mais de 40 países. Este produto é aplicado na derme através de uma cânula e, ao longo do tempo, vai estimular a atividade celular fazendo com que o próprio organismo produza mais colagénio resultando numa pele com a mesma coloração, estrutura, firmeza e elasticidade de uma pele jovem.
A aplicação do Sculptra Liquid Facelift é muito simples: demora apenas 30 minutos e é realizada em consultório sob anestesia local. Os efeitos vão ficando mais evidentes à medida que o organismo vai absorvendo o produto e consequentemente vai produzindo naturalmente mais colagénio. Os resultados são bastante duradouros, prolongando-se até dois anos. A indicação médica é que sejam realizadas, no mínimo, duas sessões com um intervalo de um a dois meses entre elas. No entanto, o número de sessões varia de paciente para paciente, tendo em conta vários fatores, como a idade e o estado da sua pele.
Para evitar qualquer desconforto durante a aplicação do produto, aplica-se anestesia local na zona em que a cânula irá entrar na pele. No período pós-tratamento poderão surgir alguns hematomas causados pela introdução da agulha e da cânula na pele. A zona tratada poderá também sofrer algum inchaço que desaparece em 24 horas. As atividades normais podem ser retomadas de imediato. O exercício físico deve ser evitado no dia do procedimento.