Não cirúrgico – Preenchimento com ácido hialurónico
Este procedimento é feito em consultório com anestesia local e demora cerca de 20 minutos. Consiste na aplicação de ácido hialurónico, através de uma cânula e, por isso, não há incisões ou suturas.
Após o procedimento, é colocado um penso com ligadura elástica à volta da zona tratada e é obrigatório o repouso nesse mesmo dia. No entanto, no dia seguinte, pode retomar a sua vida profissional e social normalmente.
Cirúrgico – Preenchimento com gordura
Este procedimento é realizado sob anestesia geral em aproximadamente duas horas. Não necessita de internamento. Antes do preenchimento da zona, é necessário realizar uma lipoaspiração numa outra zona do corpo para obter a gordura que será usada para preencher os gémeos. Através de uma pequena incisão de aproximadamente 1 centímetro é introduzida uma cânula que irá sugar a gordura aí localizada. A gordura extraída é tratada e será aplicada, com uma cânula, nos gémeos através de uma pequena incisão nessa zona.
O procedimento exige repouso de dois dias. Após este período pode retomar a atividade profissional desde que esta não exija muito esforço físico. O exercício físico só poderá ser retomado ao fim de um mês.
Cirúrgico – Colocação de próteses
Já em casos de colocação de próteses gemelares, o procedimento é feito em ambulatório com anestesia geral e demora cerca de uma hora e meia. O procedimento consiste na introdução de próteses gemelares através de uma incisão na zona interna do joelho. As próteses são feitas de silicone e são concebidas especificamente para melhorar o contorno dessa área. Após a aplicação das próteses, é feita a sutura e é aplicada uma cinta de compressão elástica.
Nos casos de preenchimento com ácido hialurónico, o procedimento é bastante simples e não há qualquer contra-indicação. Após o procedimento deve ter alguns cuidados como realizar massagens regulares e usar uma cinta compressiva no local durante dois dias. O procedimento não é doloroso e, como tal, normalmente não há qualquer dor ou incómodo associado.
Já nos casos cirúrgicos, a toma de antibióticos é obrigatória, bem como repouso nos dois primeiros dias com os membros inferiores elevados e comprimidos com meias elásticas. É também obrigatória a abstenção de exercício físico durante, pelo menos, um mês, dado que, no caso de aumento com próteses, existe o risco de estas se deslocarem.
Os dois procedimentos cirúrgicos não exigem internamento, sendo necessária apenas observação de algumas horas. Após a cirurgia o paciente vai para a casa com a cinta de compressão e, após 2 dias, iniciará as sessões de drenagem na clínica, duas vezes por semana.
Na Clínica Baptista Fernandes todas as sessões de drenagem estão incluídas no valor da cirurgia dado que o processo de recuperação é imprescindível para o sucesso do aumento de gémeos. Por isso, temos uma equipa de terapeutas especialmente treinadas para fazer as drenagens e, se necessário, sessões de ultrassons e terapia com luz LED para uma recuperação rápida e saudável. Além disso, cada paciente recebe o contacto direto do médico que realizou a cirurgia para que possa contactá-lo para esclarecer eventuais dúvidas.