O tratamento das rugas de expressão consiste na aplicação de Botox, através de injeções locais, especificamente nos músculos cujos movimentos se pretendem reduzir. Portanto, o médico introduz, através de uma agulha muito fina, algumas gotas do produto no músculo, de forma muito superficial.
O procedimento é extremamente simples e não requer anestesia, uma vez que a introdução das agulhas é perfeitamente tolerável. A aplicação é feita em consultório e demora cerca de 15 minutos. A dose de toxina botulínica (botox) que é administrada é muito baixa e não se acumula ao longo dos anos, o que significa que o nosso corpo a absorve e elimina-a pela filtragem natural do organismo através dos rins.
Imediatamente após o tratamento, não se observa nenhuma alteração significativa e a vida útil pode ser retomada sem sinais de ter realizado o tratamento.
O resultado do procedimento começa a ser observado entre o terceiro e o quinto dia e, durante os primeiros 15 dias, as rugas vão sendo atenuadas gradualmente. Durante o primeiro ano, o tratamento é realizado a cada 4 meses e, a partir do segundo ano, uma aplicação a cada 6 meses é, geralmente, suficiente.