O preenchimento labial, ou aumento dos lábios, é um dos tratamentos de medicina estética mais procurados dado que uns lábios bem definidos contribuem significativamente para uma boa harmonia facial.
O preenchimento dos lábios é indicado para quem não possui volume labial e pretende obter um efeito de lábios carnudos, ou para pacientes que, em função do envelhecimento, perderam volume nos lábios e querem recuperá-lo. Em ambos os casos os resultados são naturais e harmoniosos, visto que a realização do procedimento tem em consideração as medidas faciais de forma a obter um volume labial que se adeque ao rosto.
O preenchimento labial consiste na aplicação de ácido hialurónico injetável. Este ácido é um elemento que existe naturalmente no nosso organismo e é o principal responsável pela hidratação dos tecidos. Por isso, uma das grandes vantagens do ácido hialurónico é que, para além de preencher, hidrata em profundidade, reduzindo o ressecamento dos lábios.
Outra grande vantagem de aplicar ácido hialurónico nos lábios é que este estimula a produção de colagénio. Sabemos que o colagénio é o principal elemento de sustentação e firmeza da pele. Por isso, ao estimular a produção de colagénio, o preenchimento labial permite prevenir os sinais de envelhecimento na zona da boca.
O primeiro passo para o preenchimento labial é a consulta. Este momento é muito importante para o cirurgião plástico perceber quais são os objetivos do paciente, fazer uma avaliação do rosto e definir o tipo de preenchimento labial que será realizado, dado que existem diversas técnicas de preenchimento e diversos tipos de ácido hialurónico. Portanto, os principais tipos de preenchimento labial são:
Preenchimento para aumento de volume
Neste tipo de preenchimento utiliza-se um ácido hialurónico de maior densidade que, normalmente, é aplicado em todo o lábio sendo que, em alguns pontos específicos, é aplicada uma maior quantidade de forma a modelar os lábios.
Preenchimento para rejuvenescimento dos lábios
Para o rejuvenescimento dos lábios é aplicado um ácido hialurónico de densidade média e neste tipo de preenchimento é feita uma modelação dos lábios tendo em conta o formato que estes tinham antes do processo de envelhecimento avançado.
Preenchimento para o contorno labial
No caso do contorno labial, é utilizado um ácido hialurónico de maior densidade que é aplicado em todo o contorno dos lábios para os deixar mais definidos.
Preenchimento para hidratação dos lábios
Neste tipo de preenchimento é utilizado um ácido hialurónico de baixa densidade e em menor quantidade, de forma a que os lábios não ganhem volume, sendo aplicada apenas uma dose suficiente para hidratar os lábios.
O procedimento consiste em pequenas infiltrações de ácido hialurónico nos lábios e é realizado no consultório com anestesia tópica local em cerca de 30 minutos. A aplicação é gradual dando prioridade à naturalidade, a fim de avaliar com prudência o resultado para que, se necessário, após alguns dias, possa ser realizada uma segunda sessão ou retoque. O ácido hialurónico é reabsorvível, o que significa que o preenchimento não é permanente ou definitivo, tendo uma duração aproximada de 12 meses.
Após o procedimento será colocado gelo na área durante alguns minutos e, pelo menos, durante dois dias terá de massajar os lábios cinco vezes ao dia de forma a promover uma melhor distribuição do produto.
É normal que durante dois dias haja algum inchaço e vermelhidão na zona, mas não necessita de ausentar-se das atividades laborais. Deve evitar o exercício físico durante, pelo menos, dois dias e fazer uso de protetor solar durante, pelo menos, cinco dias.
É importante mencionar que, nos casos em que existe histórico de herpes labial, recomenda-se iniciar, uma semana antes da aplicação, a toma de antivíricos orais. Isto porque a aplicação de ácido hialurónico nos lábios pode causar herpes em pacientes que costumam ter esta infeção com frequência.