A lipoescultura é uma cirurgia realizada em duas fases sob anestesia geral. A primeira fase passa por realizar uma Lipoaspiração, que consiste na aspiração da gordura em excesso de uma ou várias zonas doadoras. As zonas doadoras mais comuns são o abdómen, as coxas e os flancos.
Após ser extraída do corpo, a gordura será filtrada e separada em vários estratos: sangue, fluidos anestésicos e gordura pura. Normalmente para se obter 5cc de gordura pura são necessários 10cc de gordura aspirada. Após esta etapa, fazem-se pequenas incisões para infiltrar esta gordura, através de uma microcânula, nas zonas desejadas de forma a moldá-las e dar-lhes volume.
A Lipoescultura é realizada sob anestesia geral e a sua duração varia em função da quantidade de gordura a extrair e das zonas em que será aplicada.
A cirurgia não requer internamento. Após a cirurgia, sairá da clínica vestida com cintas compressivas que deverão ser usadas durante um mês. No dia seguinte regressa à clínica para iniciar as sessões de drenagem que se realizarão duas vezes por semana durante, pelo menos, um mês. Estas sessões são fundamentais para tratar o inchaço e edemas que normalmente surgem após a cirurgia.
A atividade laboral pode ser retomada ao fim de quatro dias e o exercício físico ao fim de um mês. Não deve tomar banho durante os primeiros três dias e não pode expor-se ao Sol durante os primeiros meses para evitar manchas na pele e edemas.
Por fim, como em todas as intervenções, os exames médicos prévios são obrigatórios para detetar qualquer situação que possa contraindicar a cirurgia. Os fumadores que desejem fazer este tipo de cirurgia devem abster-se de fumar durante 2 semanas antes e 2 semanas depois do procedimento porque o tabaco pode prejudicar o processo de cicatrização.
Na Clínica Baptista Fernandes todas as sessões de drenagem estão incluídas no valor da cirurgia dado que o processo de recuperação é imprescindível para o sucesso da Abdominoplastia. Por isso, temos uma equipa de terapeutas especialmente treinadas para fazer as drenagens e, se necessário, sessões de ultrassons e terapia com luz LED para uma recuperação rápida e saudável. Além disso, cada paciente recebe o contacto direto do médico que realizou a cirurgia para que possa contactá-lo para esclarecer eventuais dúvidas.