Mentoplastia:
a cirurgia plástica da
mandíbula e mento

Saiba mais sobre
esse procedimento

541

Uma boa harmonia facial depende do equilíbrio entre um conjunto de elementos estéticos. Três destes elementos são o queixo, o nariz e as maçãs do rosto. Um queixo bem definido e projetado, com os contornos e dimensões bem estruturadas em conformidade com a mandíbula, promove um rosto esteticamente bonito e jovem. É por isso que a Mentoplastia é uma das cirurgias mais realizadas na Clínica Baptista Fernandes.

Uma projeção insuficiente do queixo distorce o contorno da boca e diminui a profundidade do pescoço. Por outro lado, um queixo demasiado pronunciado afeta negativamente a estética do rosto feminino. A relação entre o mento e a projeção do nariz deve estar sempre em conformidade para um perfil harmonioso

A Mentoplastia ou a Mentoplastia de redução são as soluções mais indicadas para corrigir estes problemas, dividindo-se entre Mentoplastia de aumento e de redução. No caso da Mentoplastia de aumento, utilizam-se implantes de silicone para promover mais projeção. Em casos de Mentoplastia de redução, molda-se a zona com uma broca ou através da osteotomia. Em ambos os casos é extraordinária a mudança facial que se atinge com a cirurgia.

Imagem - Clinica Baptista
Tratamento cirúrgico - Mentoplastia

A Mentoplastia é um procedimento cirúrgico bastante simples que é realizado em ambulatório sob anestesia geral ou local, em aproximadamente 1 hora e meia. A cirurgia é realizada por via oral, ou seja, é feita uma incisão dentro da boca e, por isso, as cicatrizes são completamente impercetíveis. Através desta incisão coloca-se uma prótese de silicone ou realiza-se um reposicionamento ósseo com osteotomia de avanço ou recuo. Quando o procedimento se destina a aumentar a projeção do queixo, é comum associar a esta cirurgia uma rinoplastia.

Mentoplastia: O que precisa de saber sobre a cirurgia

O pós-operatório da Mentoplastia, na Clínica Baptista Fernandes, é bastante simples, mas há certos cuidados a ter em conta. Logo após a cirurgia é feita uma compressão local que se irá manter durante alguns dias para imobilizar o implante ou osso. É extremamente necessário efetuar diariamente uma correta desinfeção oral bem como uma dieta mole e fria. Entre os primeiros 7 a 10 dias após a cirurgia, é recomendado permanecer em repouso. É normal que a zona fique com algum inchaço e alguma sensibilidade. Para amenizar, devem-se aplicar compressas de gelo e realizar as drenagens na Clínica conforme a indicação médica.

Antes e depois
MENTOPLASTIA_BAPTISTA_FERNANDES_1
MENTOPLASTIA_BAPTISTA_FERNANDES_2
Duração da Cirurgia
Duração da cirurgia

1 hora e meia a 2 horas

Tipo de anestesia
Tipo de Anestesia

Local ou Geral

Período de internamento
Período de Internamento

Sem internamento

Período de baixa
Período de baixa

7 dias

Período sem exposição solar
Inibição de exposição solar

1 mês

Exercício fisico
Inibição de exercício físico

1 mês

Perguntas frequentes

Os riscos são os comuns a todas as cirurgias, como hematomas e infeções. A projeção obtida pode ser insuficiente ou exagerada, e a redução pode ser assimétrica.

Apenas em doentes com patologias que determinem o impedimento de anestesias ou cirurgias.

O processo de ossificação dos ossos da face termina entre os 15 e os 17 anos, portanto a partir dos 18 anos a intervenção pode ser realizada.

Ao fim de 3 semanas, mas de uma forma progressiva.

Os médicos

Sob a direção dos cirurgiões plásticos Dra. Fátima Baptista Fernandes e Dr. João Baptista Fernandes, um apelido incontornável na especialidade em Portugal, a Clínica integra uma equipa de especialistas das mais diversas áreas que oferecem inúmeras valências relacionadas com a medicina estética, tratamentos estéticos e cirurgia plástica.

Dr. João Baptista
Fernandes
Dra. Fátima Baptista
Fernandes
Vamos marcar
uma consulta?
Imagem - Clinica Baptista

Pedidos de
informação

Gostava se saber mais sobre alguma cirurgia, procedimento ou de tirar alguma dúvida?
Envie-nos uma mensagem.