A Rinoplastia é uma das cirurgias mais realizadas em todo o mundo dado que o nariz é um dos elementos do rosto que mais influencia a harmonia facial. O formato do dorso nasal, a abertura das asas, a ponta do nariz e até mesmo o seu tamanho são aspetos que contribuem diretamente para uma estrutura facial bonita. Malformações congénitas ou traumatismos ocorridos ao longo da vida podem comprometer não só aspetos estéticos e consequentemente a autoestima, como também a capacidade respiratória.
A Rinoplastia é a cirurgia plástica que consegue alterar a aparência, estrutura e aspetos funcionais do nariz. Através da Rinoplastia conseguimos aprimorar a harmonia facial e corrigir disfunções respiratórias devolvendo qualidade de vida e autoestima.
Não há duas cirurgias iguais e, como tal, antes de uma Rinoplastia tem de ser avaliado cuidadosamente para determinar o que pode ser tratado. Neste tipo de cirurgia, o diálogo entre especialista e paciente é particularmente importante tendo em conta que é fulcral comparar as expectativas com as possibilidades reais de melhoria.
A Rinoplastia possui duas abordagens cirúrgicas diferentes. A mais comum é a Rinoplastia fechada, onde as incisões são feitas dentro da cavidade nasal e, sendo assim, nenhuma cicatriz é visível. Nesta abordagem, os cirurgiões modelam os ossos e as cartilagens dando uma nova forma e estrutura ao nariz.
Em casos de grandes deformidades da ponta nasal, opta-se pela Rinoplastia aberta. A diferença é que esta cirurgia deixa uma pequena cicatriz na base da columela (retalho de pele que separa as duas narinas). No entanto, após a recuperação, esta cicatriz fica completamente impercetível.
Existe a idea de que a Rinoplastia se destina apenas à redução do nariz. No entanto, há casos em que é necessário conferir maior projeção, seja na ponta ou no dorso, ou corrigir deformidades específicas. Nestes casos, são colhidos enxertos de osso e cartilagem do próprio paciente para dar forma ao nariz e corrigir os elementos indesejados .
Hoje, através de tecnologia 3D, conseguimos, antes da Rinoplastia, fazer uma simulação para que seja possível visualizar quais serão os resultados finais da correção do nariz. Após tiradas as fotografias do rosto do paciente no nosso estúdio, a simulação é feita a partir de um software chamado Crisalix onde é possível ajustar os aspetos a serem melhorados. Esta simulação é enviada ao paciente, após a consulta, para análise e aprovação e discutida posteriormente com a equipa médica.
A Rinoplastia, na Clínica Baptista Fernandes, é feita em ambulatório e demora entre 1 hora e meia a 2 horas a ser realizada, dependendo do aspeto a ser tratado. A cirurgia precisa de ser realizada sob anestesia geral e, por norma, é necessário um dia de internamento.
A Rinoplastia não é dolorosa, mas no processo pós-cirúrgico, pode sentir algum desconforto devido aos tampões que são introduzidos dentro das narinas e que só são removidos 48 horas após a cirurgia. Também irá usar uma tala que cobre todo o nariz e que é removida ao fim de 1 semana, momento a partir do qual pode retomar as suas atividades diárias normais.